segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Leitura a quanto obrigas..."


"Perfil Psicomotor e as Dificuldades na Aprendizagem da Leitura" - Coisas de Ler, 2010

É o último livro que ando a ler.

A autora, Maria Isabel Almeida, é pedopsiquiatra, mestre em Saúde Escolar, foi docente no Instituto Superior Miguel Torga da disciplina de Psicopatologia do Desenvolvimento no Mestrado de Psicologia Clínica, exerce clínica em consultório e Consultadoria em Pedopsiquiatria. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Apesar de ser um livro mais destinado à prevenção destas dificuldades, com um estudo de crianças em idade pré escolar, considero que se enquadra no tema deste blog pois é fundamental perceber como se processam as aprendizagens e quais os seus impedimentos.

É fundamental conhecer melhor cada formando e tentar optimizar o ensino e a aprendizagem em cada sessão o que poderá acontecer se se tiver em consideração todo o nosso suporte prático e teórico – que este livro vem enriquecer – bem como o conhecimento das suas histórias de vida.



As citações de hoje:

"O desenvolvimento e as aprendizagens adquiridas dependem da qualidade das estimulações fornecidas pelo meio envolvente e da qualidade das interacções."

"Alguém que sofra repetidas vezes a experiência de se encontrar numa situação em que nada pode fazer para modificar as circunstâncias que a rodeiam, ficará cada vez menos motivada para tentar influênciar o ambiente em que se insere."

Sem comentários:

Enviar um comentário