domingo, 30 de setembro de 2012

REPRESENTAÇÕES COLONIAIS: HISTÓRIA E LITERATURA ANGOLA, OS ANGOLANOS E SUAS CULTURAS (1924-1939)


  Imagem daqui.


TESE DE DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA DE ÁFRICA (FLUL)
de Alberto Oliveira Pinto*

RESUMO
Este estudo organiza-se em torno das representações culturais que Angola e os angolanos assumiram no discurso escrito colonial português, entre 1924 e 1939. Se a perspectiva em que nos situamos se integra no campo teórico da história das mentalidades ou dos imaginários, pretendemos igualmente pôr em evidência a importância da literatura colonial que, sendo, como outros domínios de expressão artística, um registo da memória social, constitui uma fonte incontornável da história de Angola.
Associam-se dois factos de natureza diferente que tiveram, contudo, um papel fundamental na consolidação do imaginário português a respeito das realidades africanas : a criação da Agência Geral das Colónias, em 1924, e a organização do Concurso de Literatura Colonial, em 1926, cujo objectivo era o de chamar a atenção dos escritores para as colónias, contribuindo assim para reforçar e difundir as imagens do africano, em consonância com o projecto colonial português.
Estudam-se, como fontes primárias, obras literárias publicadas antes do deflagrar da IIª Guerra Mundial, de entre as quais, mercê do vigor ideológico nelas contido, se destacam as de carácter narrativo, ou sejam, os contos e os romances. A selecção de tais obras só pode ser pertinente, do ponto de vista da evolução da política colonial portuguesa, se tiver em conta a publicação, em 1930, do Acto Colonial, texto fundamental do colonialismo português. Três das obras seleccionadas, de Hipólito Raposo (1926), de Emílio de San Bruno (1929) e de Henrique Galvão (1929), são, portanto, anteriores ao Acto Colonial, sendo as outras quatro, de Guilherme d’Ayala Monteiro (1930), de Henrique Galvão (1933 e 1936) e de Luís Figueira (1933), posteriores a esse marcador cronológico que é sobretudo político. Todas evidenciam, pelo recurso a noções « científicas » de conteúdo racista, uma evolução que reforça a desvalorização do Outro.


Ver Tese integral aqui.

 *Professor Doutor ( Currículo em breve)